Para um plano de comunicação interna ser eficaz deve-se inicialmente existir clareza, transparência e simplicidade de linguagem para alcançar o objetivo da compreensão dos funcionários e assim, possuir comprometimento.
Atualmente as empresas estão se preocupando cada vez mais com estes processos, pois não servem de nada as estratégias mais sofisticadas de construção de imagem se as próprias não chegam ou não são compreendidas pelos funcionários da organização. Não basta somente soltura de informações, é preciso assegurar-se de que foram compreendidas e assimiladas. A opinião do funcionário se tornou extremamente importante e neste âmbito interno, a confiança entre os diferentes públicos da organização é a base para uma boa comunicação. É desta forma que conseguimos aumentar a credibilidade das mensagens.
A qualidade da comunicação interna se tornou um indicador de desempenho em empresas e para isto é comum a realização de pesquisas de opinião, com intuito de “sentir” o clima organizacional e os aspectos que podem trazer problemas no decorrer das atividades diárias. É extremante vantajoso trabalhar em um ambiente agradável pois, este estimula a criatividade, o empenho, inovação e a maior produtividade, deixando de lado a sensação de abandono de função.
“A comunicação é utilizada para preservar ou impulsionar as transformações desejadas na empresa”. Para os novos tempos não se pode mais entender essa comunicação como uma simples ferramenta, é necessário entendê-la como estratégia, uma arma capaz de contribuir com as imagens e informações das organizações.
Por Marcela Amorim
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