Identidade e imagem corporativas são termos muito utilizados, porém geralmente confundidos e usados erroneamente como sinônimos. O objetivo desta postagem é esclarecer e definir seus conceitos aos estudantes e profissionais de comunicação social para que possam abordar estrategicamente os termos e aplicá-los corretamente como ferramenta dentro de uma instituição.
O conceito de identidade da organização se dá pela realidade do que é a corporação, do que realmente se trata a empresa, além de ter como objetivo principal criar uma reputação, uma imagem intencional positiva, favorável para os seus stakeholders.
Ao contrário da identidade, a imagem corporativa não traduz o que a empresa é e sim o que ela parece ser, o que as pessoas vêem e entendem da organização, e só depende da instituição o cuidado com o qual transmite a sua identidade para que seja bem entendida.
Quando a organização não conhece bem sua identidade, acaba por passar uma imagem errada e confusa do que a instituição aparenta ser para os seus públicos. Não havendo clareza e coerência se torna difícil criar credibilidade na empresa e formar uma opinião favorável, prejudicando sua reputação, pois não se consegue discernir os pontos determinantes para a tomada de decisões.
O método GIIC é uma ferramenta de gestão criada para fazer o alinhamento entre identidade e imagem de uma organização. Essa ferramenta é modular e os módulos são aplicados de acordo com as demandas da empresa.
O primeiro é denominado sensibilização, o qual passa aos colaboradores a importância de seus papéis na construção da imagem da empresa. O segundo é denominado identidade, que trabalha na definição desta propriamente dita, reunindo todos os níveis hierárquicos em um workshop. Duas etapas básicas que fornecem os subsídios necessários para as ações referentes ao alinhamento da identidade e a imagem, um verdadeiro exercício de autoconhecimento da instituição, onde se dá vários pontos de vista do que esta se trata. Realiza-se então um relatório de descrição da identidade corporativa com as conclusões do trabalho que servirá de referência para a aplicação de todos os módulos adicionais que forem contratados.
Os outros módulos são ferramentas opcionais, específicas para a prática e controle de resultados. O sucesso de sua aplicação depende de decisões estratégicas da empresa, e seus cronogramas dependem do perfil da empresa, definidos junto aos seus gestores.
A grande importância do método se dá por ser uma fonte de informações que funcionam de apoio na tomada de decisões e um instrumento poderoso no auto-conhecimento da instituição, além da participação de todos os colaboradores para uma melhor integração e conformidades em todas as ações e práticas da empresa. Com esses padrões definidos há uma maior visibilidade e melhor compreensão da estratégia da organização, identificando seus pontos fortes e fracos, e melhorando sua percepção em relação à concorrência.
Concluindo o GIIC permite à empresa conhecer sua identidade a fundo de modo que consiga passar uma imagem correta, positiva e favorável criando credibilidade aos seus públicos e tendo sucesso na realização de qualquer ação da organização, ressaltando que é essencial o apoio da alta direção.
Por Natalia Pastorelli
"Quando a organização não conhece bem sua identidade, acaba por passar uma imagem errada e confusa do que a instituição aparenta ser para os seus públicos"
ResponderExcluirSe a própria empresa não consegue sustentar a sua identidade, evidentemente os públicos terão uma visão erronea dela, cabe a nós profissionais de comunicação divulgar e expandir a necessidade destes fatos que foram apontados no texto.
Abraços,
Cibele
Q blog bunituuuuu queria ter um brog iguarrr a essa em cabraaa
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