segunda-feira, 2 de novembro de 2009

MediaOn 09

A Equipe Innovare a Comunicação compareceu ao MediaOn 09 – 3º Seminário Internacional de Jornalismo Online, que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de outubro, no Itaú Cultural. A proposta do evento era pensar e discutir o futuro da informação em um cenário de constantes mudanças tecnológicas. Aconteceram oito painéis de discussão com grandes nomes do jornalismo e da comunicação.
Um dos mais interessantes painéis, na minha opinião, foi o quinto, com a participação de Pierre Haski (editor-chefe do site Rue89.com), Fernando Madeira (CEO do Terra na América Latina) e da mediadora Cláudia Vassallo (diretora de redação da revista Exame). O tema para discussão nesse painel era “A experiência das empresas que já nasceram com vocação digital”.

Haski abriu mostrando a estrutura da plataforma digital da Rue89.com e apresentando o jornalismo de forma livre, por eles chamado de “L’info à 3 voix”, ou seja, a informação feita pelo tripé jornalistas, experts e internautas. Afirmou que “a limitação não está nas tecnologias, está nas nossas mentes”.

Fernando Madeira também apresentou a plataforma do portal Terra, explicando a importância e a eficiência de uma boa plataforma digital em união à um jornalismo de qualidade. Ressaltou que a mídia tradicional não comporta interatividade, não abraça a audiência e por isso tem perdido espaço. Afirmou que o citizen journalism é fundamental para o portal Terra hoje em dia, as pessoas enviam suas fotos, seus vídeos, seus materiais, eles unem isso ao jornalismo profissional e fica fantástico. “Os que nasceram na era digital, como nós, têm pouco apego às marcas, precisamos ser seduzidos o tempo todo”, disse Madeira.

No debate posterior às apresentações de cada um, Pierre Haski contou que nas últimas eleições norte-americanas, o Rue89 tinha pessoas trabalhando para eles nos Estados Unidos. Pessoas simples como uma estudante de Harvard, a mulher de um engenheiro, pessoas que estavam em bares, restaurantes, etc. A notícia do resultado chegou para eles, na França, às 5 da manhã. Então, às 7 da manhã, quando as pessoas foram procurar saber o resultado, eles já tinham a cobertura completa no site. Foi fundamental a participação desses cidadãos norte-americanos.

A platéia então perguntou se como a internet no Brasil não é democratizada, não exclui diversas pessoas de terem acesso à informação, ao que Madeira respondeu: “Eu não concordo que no Brasil as pessoas não têm acesso à internet. Sessenta milhões de brasileiros usam internet e a informação digital aqui é gratuita. Eu não acredito em exclusão digital. Quem não tem computador vai em lan house, em cyber café. A América Latina tem o maior número de pessoas que usam a internet fora de casa, mais até do que a China”.

Para fechar, Fernando Madeira disse “vocês vivem o melhor momento do jornalismo. Vocês nasceram na era digital, quase grudados no computador. Vocês não precisam aprender a lidar com isso”.

Para nós, relações públicas, após esses relatos, fica ainda mais evidenciada a necessidade de interatividade, da via de mão dupla, da colaboração do público. É fundamental que exista o reconhecimento das organizações para esses aspectos. É fundamental para uma boa comunicação manter o canal aberto para trocas construtivas para ambos os lados.

Quer saber mais? http://www.mediaon.com.br/
Por Mariana Gutierre

Nenhum comentário:

Postar um comentário