A comunicação informal vem a cada dia mais ganhando espaço nas organizações. Isso por que ela trata os assuntos entre os funcionários de uma forma mais light.
A comunicação informal tende a ser mais rápida do que os outros processos, pois os funcionários na maioria das vezes a usam em situações em que eles tem medo ou curiosidade. Assim quando os assuntos são tratados oficialmente, os funcionários já estão mais adeptos do assunto que vai vir.
Esse tipo de comunicação pode ajudar a empresa no desenho de sua rede social e também a identificar os conteúdos e assuntos que realemnte são relevantes.
De acordo com uma pesquisa feita pela Revista Época Negócios, onde era feita a seguinte pergunta: Você presta atenção às fofocas do trabalho?
Os resultados foram que 68% das pessoas ouvem - mesmo que só as vezes- as conversas.
A comunicação informal tende a ser mais rápida do que os outros processos, pois os funcionários na maioria das vezes a usam em situações em que eles tem medo ou curiosidade. Assim quando os assuntos são tratados oficialmente, os funcionários já estão mais adeptos do assunto que vai vir.
Esse tipo de comunicação pode ajudar a empresa no desenho de sua rede social e também a identificar os conteúdos e assuntos que realemnte são relevantes.
De acordo com uma pesquisa feita pela Revista Época Negócios, onde era feita a seguinte pergunta: Você presta atenção às fofocas do trabalho?
Os resultados foram que 68% das pessoas ouvem - mesmo que só as vezes- as conversas.
Com essa pesquisa podemos observar que é comum os funcionários prestarem atenção e usarem esse tipo de comunicação. Principalmente por que a comunicação informal trata de assuntos que interessam os funcionários, diminuindo assim fofocas e boatos. Feita essa análise, é interessante se todas as empresas tivessem uma forma de ouvir os funcionários, através de fóruns, por exemplo. Além de apoiarem a comunicação interna.
Por Fernanda Damasceno
Fonte: http://comunicacaocomfuncionario.blogspot.com/2009/09/comunicacao-informal-conselhos-de.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário