quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A Rádio Peão

Podemos entender a rádio peão de forma simples como as manifestações comunicacionais informais não controladas que ocorrem dentro das organizações. Ou seja, seria o “boato organizacional”.

São discursos que correm por toda a organização, do chão de fábrica até a alta administração, através da comunicação intrapessoal e o moderno correio eletrônico.

Atualmente muitos profissionais da área de comunicação a vêem como uma grande inimiga e um mal sem fim, e outros preferem pensá-la como sendo uma lenda. Porém independente da opinião desses profissionais a rádio peão funciona perfeitamente no dia-a-dia de muitas empresas mesmo contra a vontade dos seus executivos.

Essa forma de comunicação é constante e imbatível no chão-de-fábrica e nos corredores dos escritórios, pois muitas vezes a comunicação interna de uma empresa pode ser falha e inadequada, podendo oscilar o desinteresse e a manipulação de informações.

Para evitar e minimizar o costume da rádio peão, é importante que a organização mantenha os funcionários bem informados de tudo que ocorre dentro da instituição, desde suas decisões, previsões até objetivos e metas para que assim acabem os boatos dentro da corporação. Para assim mudar o “disse me disse” para o “dito bem dito”.

Uma estratégia eficiente é aplicar o Endomarketing, que se trata de um conjunto de ações de marketing institucional voltadas para o público interno (fornecedores, vendedores, clientes, colaboradores, acionistas) que assim essas não-conformidades serão extintas da organização.


Por Natalia Baier Pastorelli

Fonte: http://www.comtexto.com.br/2convicomcciRadioPeaoClaudemirBertuolo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário