sábado, 5 de dezembro de 2009

O uso da mídia espontânea para reposicionar uma marca: Case TOTVS

Com 26 anos de atuação no mercado, a TOTVS é a empresa de software, inovação, relacionamento e suporte à gestão com maior share do mercado atuando em 11 segmentos. Possui nove mil participantes de seu capital aberto e estão presentes em 23 países. É a primeira empresa deste tipo sediada na America Latina.

O trabalho da TOTVS é atuar como um Operador Administrativo, auxiliando seus clientes em todo o processo de gestão e permitindo que eles se concentrem em seus negócios.

Em 2008, a TOTVS adquiriu a Datasul - que era até então, sua maior concorrente no Brasil.

Para que pudesse consolidar sua liderança no Brasil e mostrar que possuía total integração entre suas 21 empresas que atuam nas áreas de software, tecnologia, consultoria e serviços de valor agregado, a empresa lançou uma ação de assessoria de imprensa.

Foi desenvolvido um Plano Estratégico de Comunicação (PEC) que definisse os objetivos estratégicos de PR da companhia e as estratégias para alcançá-los. As equipes de Marketing e de Comunicação da companhia mapearam os temas mais estratégicos para o período, assim como as mídias e jornalistas com quem os porta-vozes deveriam se relacionar para posicionar a TOTVS na mídia.

Os resultados surgiram em 10 meses de trabalho quando todos os indicadores de PR da TOTVS melhoraram em relação ao ano anterior: quantidade de entrevistas, matérias e publicações em mídias A e B. A companhia superou a concorrência ao marcar presença, com matérias dedicadas e positivas, nas principais mídias de negócios (Exame, Istoé Dinheiro, Época Negócios, Carta Capital, Valor Econômico), TI e segmentadas, além de rádio e TV, com pautas diversificadas - empreendedorismo, responsabilidade social, inovação, governança corporativa, conceito de operador administrativo e tecnologia. Hoje, a mídia já entende melhor o conceito de Operador Administrativo e começa a perceber a assertiva integração das empresas adquiridas.


Por Vinicius Ponsano


Responsáveis pela conta: Christiane Hato, Clarissa Araújo e Regina Sanches



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