terça-feira, 29 de setembro de 2009

Comunicação Organizacional Externa- Gestão de Imagens


A comunicação organizacional externa compreende toda a informação que esteja relacionada com as atividades que esta empresa desenvolve. Essa informação tem o sentido de promover a imagem da empresa, nomeadamente através da divulgação na imprensa dos acontecimentos e ações que esta realiza. Essas ações são desenvolvidas em torno da gestão da sua imagem institucional e estão associadas às temáticas e aos conceitos que as formalizam.
Abordaremos abaixo, a gestão de imagem, um entre os diversos instrumentos utilizados na comunicação externa de uma instituição.

Gestão da Imagem

"A imagem é a resultante da identidade organizacional, expressa nos feitos e nas mensagens. Para a empresa a imagem é um instrumento estratégico, um conjunto de técnicas mentais e materiais, que têm por objetivo criar e fixar na memória do público, os ‘valores’ positivos, motivadores e duradouros. Estes valores são reforçados ao longo do tempo (reimpregnação da mente) por meio dos serviços, as atuações e comunicações. A imagem é um valor que sempre se deseja positivo – isso é, crescente e acumulativo –, e cujos resultados são o suporte favorável aos êxitos presentes e sucessivos da organização". (Costa, 1995: 45).


Toda organização moderna e competitiva é consciente de que o cuidado com a imagem institucional é algo que vai além da vaidade, é uma questão de sobrevivência mercadológica. A boa imagem institucional pode ser tratada como a conexão direta com o público, exatamente por este fator ela deve ser extremamente bem cuidada.

E é por estes fatores que a gestão da imagem é um dos aspectos mais relevantes para uma organização. Normalmente considera-se que a primeira percepção da imagem é aquela que assume um maior peso na formação de impressões; no entanto, aposta-se numa abordagem visuo-estética conducente a uma reflexão constante não apenas do que se vê, mas como se vê.
Preserve a boa imagem de sua organização!
Por Luiza Palmeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário