sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Uma visão administrativa da comunicação organizacional

Com base em uma entrevista feita com Douglas Filenga, Economista e Professor de Administração da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) pela equipe Interdinâmica, podemos ter uma idéia da dimensão e importância da comunicação organizacional dentro de uma empresa segundo a visão da administração.

Com a constante mudança da comunicação organizacional, que busca crescer e evoluir dentro de uma instituição, a empresa precisa saber onde é necessário desenvolver o processo comunicativo além de aplicar treinamentos para seus funcionários, com o objetivo de acostumar, promover e treinar para que assim possam participar de discussões, diálogos e debates, de maneira que seja comum a participação em reuniões dentro da organização. É importante esse costume de se comunicar, por isso o treinamento, que permite os funcionários treinados expressem melhor seus pensamentos e suas opiniões.

Dentro de uma instituição ao se aplicar técnicas e métodos comunicativos para o desenvolvimento da comunicação organizacional, é importante se estudar a cultura organizacional e desenvolver um planejamento antes de se implantar qualquer projeto de comunicação. As culturas são diferentes e interferem nas decisões, onde em algumas empresas são tomadas pelos superiores, e em outras tomadas por alguém de nível hierárquico muito superior. Quando as decisões são hierarquizadas os funcionários envolvidos no dia a dia da instituição e seus projetos, se tornam passivos. Não importa os pensamentos e opiniões dos profissionais envolvidos, pois na maioria das vezes, quem tem o conhecimento do que é viável, dos erros, problemas e necessidades de um projeto em uma empresa são essas pessoas que estão em contato com ela constantemente. Portanto é necessário mudar essa cultura, desenvolvendo planejamentos nos quais os funcionários tenham participação com opiniões nas decisões, incentivando-os a participar e se envolver no dia a dia da instituição e em seus projetos intensamente. Melhorando assim a comunicação desenvolvida entre funcionário e superior.

Segundo Douglas Filenga, a importância da comunicação organizacional na visão do aspecto administrativo ainda é muito pequena, trata-se de apenas uma parte da comunicação, a menor. Predomina-se a comunicação formal. As empresas investem em quadros de aviso, site, etc e ignoram a maior parte da comunicação e também a mais importante que se encontra nos grupos informais, os “peões”, que em suas conversas pelos corredores mostra a real essência da comunicação, o dia-a-dia da instituição e o que acontece dentro dela. Deixando de incentivar,desestimulando e proibindo esta comunicação, a instituição deixa de criar um ambiente descontraído e participativo, o que proporciona um clima mais informal. Portanto poderiam e deveriam usar a comunicação informal para proporcionar o entrosamento dos funcionários, com maior qualidade no rendimento, trabalhando melhor suas intenções.

Por Natália Pastorelli

Um comentário:

  1. Olá equipe da Innovare!

    O posicionamento do Filenga infelizmente é uma grande verdade - "na visão do aspecto administrativo ainda é muito pequena, trata-se de apenas uma parte da comunicação, a menor" - vejo esse posicionamento na empresa em que trabalho. Cabe a nós comunicadores e principalmente RPs mudarmos este ponto de vista.

    Li quase todos os posts de vocês, está bom o trabalho.
    Parabéns pelo desenvolvimento e o designer do blog.

    Nosso blog também começou na disciplina de comunicação organizacional, passamos o 3º semestre e continuamos com o trabalho.
    Vocês vão ver o quanto é cativando o 'mundo dos blogs'.
    Uma dica é ler bastante os outros blogs, sempre tem a ligação com a comunicação organizacional, assim o blog de vocês fica 'antenado' e dentro dos critérios da disciplina, infelizmente nós só descobrimos isso depois que terminou.

    Vou 'seguir' o blog de vocês e passarei sempre. Vi que tem o "entre também", vou dar uma olhada neles, mas se tiver mais mais blogs da sala de vocês podem me passar?

    Mais uma vez parabéns.

    Abraços,
    Cibele
    (www.abordorp.blogspot.com)
    Abraços

    ResponderExcluir