segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Utilização do endomarketing como recurso estratégico

Definindo de forma simplificada, o endomarketing consiste em “...ações de Markting para o público interno – funcionários – das empresas e organizações” (Bekin, 1995: XVII). O desafio na implementação deste processo na organização está em transferir aos funcionários valores como transparência, empatia, afetividade, comprometimento e cooperação.


Se verificarmos, por exemplo, o “Guia das melhores empresas para trabalhar no Brasil” (http://vocesa.abril.com.br/melhoresempresas/) e compararmos os dados atuais das organizações relacionadas na lista com os dos anos passados, veremos grandes mudanças, porém é indo mais fundo que perceberemos por onde a mudança teve início: a comunicação ficou mais clara; os funcionários ganharam liberdade para expressar idéias e opiniões e têm acesso mais facilmente a seus gerentes; a hierarquia foi simplificada. Com isso, os empregados têm mais segurança porque se sentem de fato envolvidos com a organização que trabalham, conhecem os processos, têm autonômia e sua vontade de colaborar com o crescimento da empresa aumentou, pois esta também ajudou no seu crescimento. Então, ele deixa de ser funcionário e passa a ser colaborador.


Outra característica importante do endomarketing é conhecer o nível de escolaridade dos funcionários e a cultura da empresa, a fim de promover treinamentos e cursos proveitosos a ambas as partes, gerando um ambiente de satisfação e motivação. Além disso, melhorar a comunicação interna e externa, incentivar os colaboradores a reduzir custos e gerar bem-estar também são ações importantes, devem partir da diretoria para os cargos mais baixos e exigem persistência e apoio de setores como Recursos Humanos, Marketing e Operacional. O processo deve ser implementado em etapas e sempre há a necessidade de fazer avaliações entre elas para corrigir possíveis falhas.


Depois da consolidação do processo de endomarketing, outros programas de melhorias operacionais serão implantados de forma mais fácil e simples, pois os funcionários já estarão comprometidos com os resultados da empresa e haverá uma cultura de colaboração entre eles e para com a organização. É nessa etapa que os resultados são mais visíveis. Tendo tornado a comunicação e o marketing interno eficientes, o marketing externo seguirá o mesmo caminho, a começar pelos próprios funcionários expondo a terceiros sua satisfação em trabalhar naquela empresa, multiplicando a boa imagem da mesma.



Por Mariana Gutierre

Fonte: http://www.endomarketing.com/artigo11.htm

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