Nenhuma empresa está livre de uma crise, até porque ela cerca de todos os lados. Mas é importante terem pessoas qualificadas para gerenciá-las.
Preparar uma equipe que saiba como conter ou reverter uma crise é quase uma medida obrigatória para a empresa, pois seu sucesso depende de como sua imagem é passada para a sociedade através dos meios de comunicação. Um gerenciador de crise é aquele capaz de reverter de uma forma rápida e eficaz a imagem de qualquer evento que tenha atraído intensa e negativa atenção da mídia, que acaba por interferir na atividade da empresa. Ele tem que ser capaz de em um curto espaço de tempo, tomar providencias que, de certa forma, explique para o público, motivos, conseqüências e medidas a serem tomadas, para que isto não leve a falência de uma organização.
Além disso, é importante ter um bom relacionamento com a imprensa, pois está é a causadora de opiniões negativas ou positivas dos públicos. E para isto é necessário cultivar um relacionamento aberto de confiança entre a empresa e os repórteres, mantendo-os sempre informados de assuntos ligados a empresa a todo instante, não só em momentos de crise.
Podemos citar casos de sucesso em gerenciamento de crise, como é o caso do remédio TYLENOL, que em 1982 foram introduzidos no mercado alguns frascos envenenados, que causaram a morte de 7 (sete) pessoas em Chicago. A notícia rapidamente se espalhou nas capas dos principais jornais e revistas. E a empresa JOHNSON&JOHNSON, mesmo sem culpa no cartório, mostrou preocupação com os consumidores, mudando rapidamente o lacre de todos os produtos.
Outro que também podemos citar é o caso da boneca Barbie, lançada pela Mattel, que falava coisas como: “Aula de matemática é dureza”, isso causou uma reação de fúria nas pessoas, que achavam que ela estava incentivando coisas erradas. E a empresa tirou rapidamente de todas as estantes esse produto, a fim de parar com os comentários negativos, que estavam interferindo na organização.
Por isso é importante termos consciência que nem sempre o que é feito a uma organização a fim de ajudá-la, trará resultados positivos para a mesma. Devemos ter o bom senso, de que se tal ação não alcançou o objetivo esperado, devemos rever esse processo. Agindo de maneira rápida e bem pensada, conseguiremos fazer que toda a imagem negativa causada, transforme-se rapidamente em passado.
Por Fernanda Damasceno
Fonte:http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/planos-gerenciamento-de-crise2.htm
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ResponderExcluirFernanda, o Gerenciador de Crise além de resolver o que gerou ar negativo para a organização, também planeja o que fazer num momento de crise, mesmo antes dela acontecer.
ResponderExcluirÉ bastante interessante, existe até pós graduação nisso.
Abs.
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