quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A importância da estratégia de comunicação dentro das organizações


A instituição tem por interesse comunicar e informar de forma clara e compreensiva uma proposta de seu valor, através do desenvolvimento de estratégias de comunicação para atingir seu público-alvo. O objetivo de criar boas estratégias de comunicação está em se relacionar com seus públicos de interesses, desde funcionários até seus consumidores, ao divulgar o que têm para oferecer, como produtos e serviços aos seus clientes.

A empresa precisa investir e destinar parte de sua verba na área de marketing e comunicação da mesma, para que esses departamentos desenvolvam o trabalho de posicionamento da organização referente à identidade e imagem que a instituição tem no mercado e a proposta de valor citada no parágrafo anterior materializadas em produtos e serviços, para assim conseguirem atender as expectativas de seus públicos.

É importante a organização ter certeza de sua essência ao torná-la pública a seus clientes, trabalhar com o processo de duas mãos, desenvolvendo pesquisas, fornecendo informação e reconhecendo o feedback do público de interesse, assim evitando de confundi-los. Para assim evitar uma reação negativa, uma reação de descrédito quando a mensagem chegar aos ouvidos dos clientes.
Por Natalia Pastorelli


Fonte: Aulas da disciplina Comunicação Organizacional com a Professora Claudia Rebechi.

Um comentário:

  1. A qualidade da comunicação está principalmente em fazer com que o código utilizado seja adequado. As disseminações
    dos canais de comunicação - propiciada pelas novas tecnologias digitais - podem levar o comunicador a cometer
    erros na utilização do código adequado. Os esforços das empresas em buscar canais adequados, que facilitem
    o livre fluxo da informação já há muito deixou de ser um problema. De Skype à e-mails, de Messengers à pesquisas
    de campo, os canais de comunicação já se provam saturados em quantidade, mas geram uma variedade considerável
    de códigos, que podem gerar ruídos na comunicação. Em suma: não envie um e-mail como quem escreve no messenger.

    O principal investimento na área de marketing deve ser o esforço em observar cuidadosamente como empregar
    corretamente o código que o canal de comunicação escolhido exige, para garantir que o receptor aproveite o
    máximo possível da mensagem. Livrando os processos de re-envio causados por ruídos da linguagem na aplicação
    dos códigos.

    Natalia, mais uma vez parabéns pelo texto.

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