O dia-a-dia numa empresa é marcado por muitos compromissos, discussões, resultados, pressão, negociação com clientes e fornecedores, tempo reduzido para tomar decisões... Enfim, tudo é uma verdadeira correria.
Para transformar um ambiente assim, seja como proprietário ou colaborador de uma empresa, é preciso ter muita motivação.
Os reflexos da qualidade de vida que se leva no trabalho se revelam na vida pessoal. Uma vida sem motivação é desagradável, com danos pessoais. Por outro lado, quem está motivado pode ser capaz de transformar o impossível em possível.
Segundo Ômar Souki, Ph.D. em comunicação pela Universidade de Ohio, nós dependemos tanto da motivação intrínseca, isto é, daquela que já trazemos conosco, como da motivação vinda de outras fontes, a chamada extrínseca. Da mesma forma que nossos músculos, mesmo estando fortes e saudáveis, precisam de exercício freqüente, também a nossa mente e o nosso coração têm necessidade de estímulos constantes para manter o pique.
Quanto mais estímulos positivos a empresa estiver disposta a fornecer a seus funcionários melhor. Pode-se optar por métodos convencionais como treinamentos freqüentes com palestrantes motivacionais ou um método diferenciado como por exemplo um sistema consistente de reconhecimento e premiação onde o funcionário seja moral e materialmente reconhecido.
Qualquer método que a organização escolha torna-se fácil desde que a mesma o queira. A motivação deve ser tida como um investimento, pois empresas que vislumbram os benefícios da motivação maciça e constante, e investem pesado em treinamento, colhem altos dividendos, mesmo assim, sempre existem algumas coisas que interferem este processo.
A falta de transparência, por exemplo, se torna uma pedra no sapato a partir do momento que o funcionário não se sente parte do processo da empresa. Não existe nada mais frustrante do que a falta de feedback e de reconhecimento - moral e material. Os funcionários precisam ser informados, desde o primeiro dia, de qual é a missão da empresa, sua razão de existir, seus principais valores e sua visão de futuro. É preciso que todos saibam o que está acontecendo e que recebam feedback freqüente de como estão indo. A falta de treinamento é também um dos fatores mais desmotivadores, pois o funcionário percebe a ausência de interesse que a instituição tem em seu próprio crescimento.
Para isso, a empresa deve ter um planejamento estratégico bem definido. O planejamento é crucial para mostrar a todos a meta da empresa, qual é o papel e a contribuição esperada de cada um. Assim, cada colaborador sabe o que é esperado dele e quais são as suas metas. A partir daí é possível dar feedback e sustentar a energia de cada um através de treinamentos freqüentes e um sistema claro de recompensas e premiações. O feedback mostra se a pessoa está avançando ou não. O treinamento apóia o funcionário para que ele consiga atingir as metas estabelecidas pela empresa. Ele percebe que não está só, que a empresa quer que ele atinja suas metas e está disposta a ajudá-lo nessa tarefa, que está pronta a recompensá-lo e reconhecê-lo pelo seu empenho.
Por Vinícius Ponsano
Fonte: SOUKI, Ômar. Liderança e Genialidade Empresarial – 1ª Edição. Ed Academia da Inteligência.
Olá,
ResponderExcluirMuito interessante o texto.
Apenas uma dúvida, o símbolo na imagem retrata o que?
Grata.