No campo da comunicação, é importante compreender a referência ao termo
gestão estratégica da comunicação organizacional a partir de pelo menos dois aspectos
relevantes. O primeiro é baseado no alinhamento do processo com os objetivos e estratégias de negócio e de gestão e o segundo aspecto, refere-se à consideração da perspectiva dos atores sociais nas decisões organizacionais.
Conforme o livro “O que é comunicação estratégica nas organizações”, o qual estamos estudando na disciplina de comunicação organizacional, são identificados cinco componentes fundamentados na teoria da comunicação e em subsídios do campo da administração:
O Tratamento Processual da Comunicação que é componente estrutural da
dimensão estratégica e considerado em dois aspecto: o primeiro refere-se à
sua abordagem como processo, numa visão ampla e integrada, e não a partir da
aplicação de atividades isoladas ou desarticuladas dos seus subcampos e o segundo é integração à gestão da organização, de modo a apoiar diretamente políticas e estratégias
de negócio e a contribuir para o alcance dos seus objetivos estratégicos.
A Inserção da Comunicação na Cadeia de Decisões é o componente da dimensão estratégica da comunicação e é um requisito para orientar a análise de situações e cenários que afetam os atores sociais e a adoção, pela organização, de mecanismos que considerem expectativas e demandas desses atores.
A Gestão de Relacionamentos é um componente estratégico na medida em que
enfatiza oportunidades de interação e diálogo da organização com os atores sociais,
planejadas e conduzidas de forma sistematizada e monitorada.
O Planejamento Estratégico é um instrumento de tomada de decisões e de
direcionamento em horizontes de longo prazo que deve fundamentar a formulação de
estratégias de posicionamento e de relacionamento da organização com o ambiente,
buscando garantir a articulação entre os fluxos informacionais e relacionais.
O Processo Monitoramento por meio de metodologias e instrumentos específicos possibilita a organização a identificar e avaliar, de forma sistemática e periódica, expectativas e demandas dos atores sociais e a influência que exercem na sua atuação.
gestão estratégica da comunicação organizacional a partir de pelo menos dois aspectos
relevantes. O primeiro é baseado no alinhamento do processo com os objetivos e estratégias de negócio e de gestão e o segundo aspecto, refere-se à consideração da perspectiva dos atores sociais nas decisões organizacionais.
Conforme o livro “O que é comunicação estratégica nas organizações”, o qual estamos estudando na disciplina de comunicação organizacional, são identificados cinco componentes fundamentados na teoria da comunicação e em subsídios do campo da administração:
O Tratamento Processual da Comunicação que é componente estrutural da
dimensão estratégica e considerado em dois aspecto: o primeiro refere-se à
sua abordagem como processo, numa visão ampla e integrada, e não a partir da
aplicação de atividades isoladas ou desarticuladas dos seus subcampos e o segundo é integração à gestão da organização, de modo a apoiar diretamente políticas e estratégias
de negócio e a contribuir para o alcance dos seus objetivos estratégicos.
A Inserção da Comunicação na Cadeia de Decisões é o componente da dimensão estratégica da comunicação e é um requisito para orientar a análise de situações e cenários que afetam os atores sociais e a adoção, pela organização, de mecanismos que considerem expectativas e demandas desses atores.
A Gestão de Relacionamentos é um componente estratégico na medida em que
enfatiza oportunidades de interação e diálogo da organização com os atores sociais,
planejadas e conduzidas de forma sistematizada e monitorada.
O Planejamento Estratégico é um instrumento de tomada de decisões e de
direcionamento em horizontes de longo prazo que deve fundamentar a formulação de
estratégias de posicionamento e de relacionamento da organização com o ambiente,
buscando garantir a articulação entre os fluxos informacionais e relacionais.
O Processo Monitoramento por meio de metodologias e instrumentos específicos possibilita a organização a identificar e avaliar, de forma sistemática e periódica, expectativas e demandas dos atores sociais e a influência que exercem na sua atuação.
Por Luiza Palmeira
Fonte: Livro: "O que é comunicação estratégicas nas organizações?" -Autor(a): Ivone de Lourdes Oliveira; Maria Aparecida de Paula. Editora: PAULUS
Baseado em aulas da disciplina de Comunicação Organizacional com a Professora Claudia Rebechi.
Nossa, esse livro me acompanhou o 3º semestre na matéria de Com. Organizacional, também.
ResponderExcluirApesar de ser meio cansativa a leitura, abre a mente para muito assunto de comunicação.
Abs.
Maira - TheWho/MakeCom
Concordo com você Maira!
ResponderExcluirO conteúdo do livro é bem complexo,o que torna a leitura cansativa.
Obrigada pelo comentário!
Atenciosamente
Luiza Palmeira