A organização de uma empresa consiste em sua estruturas suas políticas e sua cultura e pode se tornar inapropriada em um mercado em constante transformação, como o que vivenciamos hoje em dia. Porém, essa organização pode ser mudada, embora com dificuldade, de acordo com a necessidade da empresa ou do contexto, já na cultura organizacional é praticamente impossível aplicar mudanças. Mas é justamente aí que se encontra, algumas vezes, a chave para implementar uma estratégia de sucesso.
Mas o que é uma cultura corporativa? É difícil encontrar uma definição completa para esse conceito impreciso, mas alguns definem como "a experiência, as histórias e as normas compartilhadas que definem uma empresa". Porém, é mais simples perceber a cultura ao se observar a empresa: é como as pessoas se vestem, se comportam, se tratam e, em especial, como tratam seus clientes.
Por vezes, a cultura é passada aos funcionários pela própria personalidade e pelos hábitos do CEO. De acordo com Philip Kotler e Kevin Lane Keller, "é o caso da gigante da informática, a Microsoft, que começou por uma iniciativa empreendedora de Bill Gates. Apesar de ter crescido e se tornado uma empresa de 32 bilhões de dólares, a Microsoft não perdeu a cultura empreendedora perpetuada por seu fundador". Até hoje, as pessoas vêem a cultura ultra competitiva da Microsoft como a grande chave do seu sucesso.
Por Mariana Gutierre
Fonte: Administração de Marketing - 12ª edição, Philip Kotler e Kevin Lane Keller.
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