O SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) é um intermédio, uma via de comunicação entre as Empresas e seus Clientes. Trata-se de um profissional preparado para ouvir criticamente os clientes e consumidores de uma organização, com conhecimento e base para lhes orientar.
Este sistema recebe informações e as transforma em ações estratégicas. Para isso é necessário que o profissional responsável tenha um contato direto com órgãos de Defesa do Consumidor e participe de associações e comitês da área de Atendimento ao Consumidor. É importante também que tenha um conhecimento aprofundado de tudo o que ocorre na empresa, pois as questões trazidas pelos clientes envolvem diversas áreas internas da instituição, vendedores, franqueados, revendas e pontos de vendas.
Esse relacionamento entre empresa e cliente, permite ao SAC analisar a opinião deste público de interesse, identificar eventuais problemas, levando essas informações às áreas específicas da empresa para possibilitar o aperfeiçoamento dos produtos e serviços da mesma.
A estratégia que permite essa aproximação da organização com o cliente, não se restringe apenas a atender as reclamações dos consumidores daquele produto. O SAC desenvolve atividades de comunicação integrada com a área de marketing da empresa como a realização de pesquisa com franqueados e clientes finais, divulgação das promoções e lançamentos dos produtos e serviços da mesma.
O atendimento é específico e personalizado, facilita o acesso e proximidade do consumidor ao fabricante, onde o profissional responsável dá satisfações ao cliente independente da cidade, e da procedência do assunto e reclamações do contato, agindo com rapidez e eficácia.
O objetivo e a eficiência do serviço de atendimento é sempre a satisfação do cliente, reavendo os erros da instituição, que passaram despercebidos, levando em conta a razão do cliente e buscando alternativas e ações estratégicas para que o consumidor não saia prejudicado. Satisfazendo as expectativas do consumidor perante a organização, esta estabelece e reforça a confiança do cliente com a mesma, mantendo sua imagem positiva e firme no mercado.
Este sistema recebe informações e as transforma em ações estratégicas. Para isso é necessário que o profissional responsável tenha um contato direto com órgãos de Defesa do Consumidor e participe de associações e comitês da área de Atendimento ao Consumidor. É importante também que tenha um conhecimento aprofundado de tudo o que ocorre na empresa, pois as questões trazidas pelos clientes envolvem diversas áreas internas da instituição, vendedores, franqueados, revendas e pontos de vendas.
Esse relacionamento entre empresa e cliente, permite ao SAC analisar a opinião deste público de interesse, identificar eventuais problemas, levando essas informações às áreas específicas da empresa para possibilitar o aperfeiçoamento dos produtos e serviços da mesma.
A estratégia que permite essa aproximação da organização com o cliente, não se restringe apenas a atender as reclamações dos consumidores daquele produto. O SAC desenvolve atividades de comunicação integrada com a área de marketing da empresa como a realização de pesquisa com franqueados e clientes finais, divulgação das promoções e lançamentos dos produtos e serviços da mesma.
O atendimento é específico e personalizado, facilita o acesso e proximidade do consumidor ao fabricante, onde o profissional responsável dá satisfações ao cliente independente da cidade, e da procedência do assunto e reclamações do contato, agindo com rapidez e eficácia.
O objetivo e a eficiência do serviço de atendimento é sempre a satisfação do cliente, reavendo os erros da instituição, que passaram despercebidos, levando em conta a razão do cliente e buscando alternativas e ações estratégicas para que o consumidor não saia prejudicado. Satisfazendo as expectativas do consumidor perante a organização, esta estabelece e reforça a confiança do cliente com a mesma, mantendo sua imagem positiva e firme no mercado.
Por Marcela Amorim
Fonte:http://www.attender.com.br/publico/faq/conc-sac.htm
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