quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Dimensões da comunicação organizacional

Segundo Margarida M. Krohling Kunsch, pode-se considerar a comunicação organizacional em três dimensões: humana, instrumental e estratégica.

Dimensão humana
As organizações são compostas por pessoas, e cada uma delas é um universo cognitivo, com costumes, culturas, visões de mundo e entendimentos diferenciados. A partir daí já se pode imaginar a complexidade em pensar a comunicação nas organizações. Ou seja, não há como trabalhar a comunicação de forma linear, tem que se considerar o processo relacional entre pessoas, departamentos, setores e organizações.


As organizações jamais devem ter a ilusão de que toda a sua comunicação será eficaz, atingirá de forma positiva todos os públicos, será bem aceita e gerará efeitos benéficos. Há a necessidade de considerar o contexto, os condicionamentos internos e externos e a complexidade que envolve todo ato comunicacional.

Portanto, ao pensar em comunicação organizacional, precisamos antes pensar na comunicação humana, interpessoal e que as pessoas não vivem sem se comunicar. Nesse contexto, é importante que haja uma maior valorização desse tipo de comunicação pelas organizações. Autores como Ronald B.Adler e Neil Towne caracterizam a comunicação interpessoal como singular, insubstituível, interdependente e intrinsecamente compensadora. Sendo assim, as organizações deveriam cultivar ou pelo menos possibilitar um ambiente propício para esse tipo de relacionamento no cotidiano da empresa.

Dimensão instrumental
È a mais comum nas organizações. Vê a comunicação como transmissão de informações, onde ela é apenas considerada um canal e o foco é a divulgação de notícias.

Dimensão estratégica
A comunicação é vista como um ato que agrega valor à organização. Nesta dimensão, se planeja, administra e pensa estrategicamente os atos comunicacionais. Entende-se que não bastam ações isoladas e sem conexão, é preciso um plano estratégico.

Ainda assim, há muito que se aprender. Ela precisa auxiliar a organização a perceber ameaças e oportunidades, a avaliar a cultura organizacional e pensar estrategicamente ações comunicativas que deverão atingir principalmente os stakeholders.

Por Mariana Gutierre

Fonte: “Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas”, capítulo escrito por Margarida M. Krohling Kunsch no livro “Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional”, organizado por Marlene Marchiori.

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