Segundo Margarida M. Krohling Kunsch, pode-se considerar a comunicação organizacional em três dimensões: humana, instrumental e estratégica.
Dimensão humana
As organizações são compostas por pessoas, e cada uma delas é um universo cognitivo, com costumes, culturas, visões de mundo e entendimentos diferenciados. A partir daí já se pode imaginar a complexidade em pensar a comunicação nas organizações. Ou seja, não há como trabalhar a comunicação de forma linear, tem que se considerar o processo relacional entre pessoas, departamentos, setores e organizações.
Dimensão humana
As organizações são compostas por pessoas, e cada uma delas é um universo cognitivo, com costumes, culturas, visões de mundo e entendimentos diferenciados. A partir daí já se pode imaginar a complexidade em pensar a comunicação nas organizações. Ou seja, não há como trabalhar a comunicação de forma linear, tem que se considerar o processo relacional entre pessoas, departamentos, setores e organizações.
As organizações jamais devem ter a ilusão de que toda a sua comunicação será eficaz, atingirá de forma positiva todos os públicos, será bem aceita e gerará efeitos benéficos. Há a necessidade de considerar o contexto, os condicionamentos internos e externos e a complexidade que envolve todo ato comunicacional.
Portanto, ao pensar em comunicação organizacional, precisamos antes pensar na comunicação humana, interpessoal e que as pessoas não vivem sem se comunicar. Nesse contexto, é importante que haja uma maior valorização desse tipo de comunicação pelas organizações. Autores como Ronald B.Adler e Neil Towne caracterizam a comunicação interpessoal como singular, insubstituível, interdependente e intrinsecamente compensadora. Sendo assim, as organizações deveriam cultivar ou pelo menos possibilitar um ambiente propício para esse tipo de relacionamento no cotidiano da empresa.
Dimensão instrumental
È a mais comum nas organizações. Vê a comunicação como transmissão de informações, onde ela é apenas considerada um canal e o foco é a divulgação de notícias.
Dimensão estratégica
A comunicação é vista como um ato que agrega valor à organização. Nesta dimensão, se planeja, administra e pensa estrategicamente os atos comunicacionais. Entende-se que não bastam ações isoladas e sem conexão, é preciso um plano estratégico.
Dimensão instrumental
È a mais comum nas organizações. Vê a comunicação como transmissão de informações, onde ela é apenas considerada um canal e o foco é a divulgação de notícias.
Dimensão estratégica
A comunicação é vista como um ato que agrega valor à organização. Nesta dimensão, se planeja, administra e pensa estrategicamente os atos comunicacionais. Entende-se que não bastam ações isoladas e sem conexão, é preciso um plano estratégico.
Ainda assim, há muito que se aprender. Ela precisa auxiliar a organização a perceber ameaças e oportunidades, a avaliar a cultura organizacional e pensar estrategicamente ações comunicativas que deverão atingir principalmente os stakeholders.
Por Mariana Gutierre
Nenhum comentário:
Postar um comentário