Com a evolução da Internet, surgem a cada momento novas ferramentas virtuais. Estas facilitam o processo de comunicação e a troca de informações entre os internautas. A exemplo destas estão o Orkut, Facebook, Twitter, Flickr, Blogs, entre outras.
Sabendo disto, as organizações passaram a ter um olhar mais crítico sobre a Internet e passaram a adotá-la em seu planejamento estratégico, comunicando-se com seus públicos de outra maneira. Mas há um grande problema, como escolher a ferramenta mais adequada para o meu processo comunicacional? Qual irá atingir meus públicos de forma mais eficaz?
Estas são exemplos de algumas perguntas que são feitas ao implementar ferramentas virtuais no processo comunicacional de uma organização. Não existe “uma” mais adequada para as organizações, é necessário que haja um planejamento muito bem estruturado, com uma pesquisa e uma pré-seleção das ferramentas que mais convém para a instituição. Nem sempre é interessante a utilização de todas elas para este processo comunicacional, muitas organizações utilizam apenas uma destas para se comunicar com seus internautas. Por conta disto, a realização de uma pesquisa para conhecermos melhor nosso público é tão importante, para que não perder tempo em nos adaptar com todas as ferramentas, mas sim, nos adaptar apenas com aquelas que são interessantes para a organização e para seus públicos.
Devemos tomar cuidado para que estas ferramentas não virem um problema para a empresa, é necessário um acompanhamento e uma atualização constante destas, para manter informados os contribuintes diretos e indiretos dos produtos e serviços de sua instituição, conseqüentemente, assegurando uma boa imagem deste canal virtual já que este é uma extensão de sua empresa.
Estas ferramentas vieram para aumentar os horizontes de sua organização, use-as de maneira adequada, compatível com a sua estrutura organizacional e em sintonia com seus públicos. Estude-as, busque opiniões e as utilize de forma eficaz e com seriedade, pois, estas podem melhorar sua rede de relacionamentos e assim, garantir a relação O-P (organização-público).
Sabendo disto, as organizações passaram a ter um olhar mais crítico sobre a Internet e passaram a adotá-la em seu planejamento estratégico, comunicando-se com seus públicos de outra maneira. Mas há um grande problema, como escolher a ferramenta mais adequada para o meu processo comunicacional? Qual irá atingir meus públicos de forma mais eficaz?
Estas são exemplos de algumas perguntas que são feitas ao implementar ferramentas virtuais no processo comunicacional de uma organização. Não existe “uma” mais adequada para as organizações, é necessário que haja um planejamento muito bem estruturado, com uma pesquisa e uma pré-seleção das ferramentas que mais convém para a instituição. Nem sempre é interessante a utilização de todas elas para este processo comunicacional, muitas organizações utilizam apenas uma destas para se comunicar com seus internautas. Por conta disto, a realização de uma pesquisa para conhecermos melhor nosso público é tão importante, para que não perder tempo em nos adaptar com todas as ferramentas, mas sim, nos adaptar apenas com aquelas que são interessantes para a organização e para seus públicos.
Devemos tomar cuidado para que estas ferramentas não virem um problema para a empresa, é necessário um acompanhamento e uma atualização constante destas, para manter informados os contribuintes diretos e indiretos dos produtos e serviços de sua instituição, conseqüentemente, assegurando uma boa imagem deste canal virtual já que este é uma extensão de sua empresa.
Estas ferramentas vieram para aumentar os horizontes de sua organização, use-as de maneira adequada, compatível com a sua estrutura organizacional e em sintonia com seus públicos. Estude-as, busque opiniões e as utilize de forma eficaz e com seriedade, pois, estas podem melhorar sua rede de relacionamentos e assim, garantir a relação O-P (organização-público).
Por Vinícius Miraglia
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