quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Público Interno



Além de se preocupar com imagem externa, a empresa tem que começar beneficiando seus próprios funcionários.

É comum ouvirmos dizer de um tratamento preferencial a outros públicos em detrimento do interno. Por outro lado, a aqueles que consideram o publico interno como clientes, uma vez que são esses os potenciais receptores e difusores de informações e opiniões dentro de uma organização. É um público que alguns analistas consideram o maior formador de opiniões.

Não é apenas o público interno que forma a organização. Devemos levar em consideração os familiares, pois estes participam ativamente do dia a dia da empresa através da pessoa que trabalha nela. Além de muitas vezes a subsistência da família depender diretamente do trabalho dessa pessoa, o que faz com que ela fique interessada nos fatos e acontecimentos da organização.

O empregado deve sempre ser informado sobre as atividades e mudanças que venham acontecer dentro da empresa, pois seu futuro muitas vezes depende dessas situações. E caso contrário abre espaço para fofocas e boatos negativos.

Devemos tomar cuidado com esses boatos, pois não existe público sem opinião, portanto informá-los torna-se a principal importância que a organização deve ter para que ai sim eles possam manifestar seus pontos de vista.

Por isso é importante a empresa ter veículos internos de comunicação, uma vez que esses esclarecem de uma forma geral boatos, como por exemplo: “Você já sabe da última? O gerente X vai ser transferido!”. “ Que nada ele foi é demitido!”...etc.! Esse boato mesmo sendo inocente, pode acabar causando a real dispensa do gerente X. Quem nunca ouviu esses boatos ou até muitas vezes fez parte deles. Mas isto não significa que empresas que possuam veículos internos de counicação não existam boatos. Ele apenas minimiza que esses sejam de cunho negativo.

Podemos citar algum desses veículos, que tornam a comunicação mais dinâmica e rápida, como:
Jornal interno, ele leva a todos os funcionários e familiares o que realmente está acontecendo dentro da empresa, impedindo que as noticias se tornem boatos mal esclarecidos.
Jornal mural, esse é responsável por trazer aos funcionários noticias, ou seja, tudo o que é novo, verdadeiro e útil ao funcionário.

Manual de integração, trás as principais informações sobre a empresa. E o importante “Quem é Quem” dentro da organização. O que facilita a integração dos funcionários novos.
Eventos de integração social, que tem como objetivo buscar uma integração de todos os funcionários e familiares.

Todas essas são formas que podem ajudar a organização a dar a atenção necessária ao público interno. Claro que nem todas as ações realizadas em uma determinada empresa vai ser boa para outra. Por isso existe pesquisa de opinião pública, mas seguindo este caminho conseguimos funcionários mais felizes, o que nos trás um ambiente mais favorável ao trabalho.

Por Fernanda Damasceno
Fonte: Baseado em um texto publicado no jornal O Público, órgão informativo da Associação Brasileira de Relações Públicas – Seção Estadual de São Paulo, em novembro/dezembro de 1982, páginas 3 e 4 e na aula de administração do professor Douglas Filenga.

2 comentários:

  1. As empresas já sacaram que não existe mais 'público interno', pois o empregado também é consumidor, pode ser acionista, faz parte da comunicade que permeia a empresa, é formador de opinião, é replicador de conteúdo nas redes...

    MATEUS

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  2. Com certeza Mateus,o público interno é o principal distribuidor de informações, o famoso boca a boca, quando bem tratados pela organização em todos os aspectos, mais informações positivas serão passadas para frente.

    Abraços,

    Fernanda

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