terça-feira, 6 de outubro de 2009

Blogs Corporativos: uma nova estratégia de comunicação

A internet passa por uma transformação profunda – a maior desde sua criação. Formas de comunicação inovadoras, mobilidade total e colaboração são as palavras que definem este novo momento.

Ao falar do blogs, Barbosa Lima (2004) diz que:
Mais que uma popularização de uma ferramenta de comunicação, assistimos ao surgimento de um importante instrumento democrático. (...)Parece de fato que os gurus da Internet não estavam errados quando afirmavam, em 1995, que a Internet permitiria uma democratização da informação, tanto para quem produz quanto para quem consome.

Como ferramenta de comunicação interna ou externa, o blog tem o poder de provocar uma mudança de paradigma no relacionamento corporativo. Os diversos públicos da organização, como clientes e parceiros de negócios têm, nos blogs, possibilidade de interação com a empresa. Enquanto o marketing e as relações públicas se encarregam de transmitir a mensagem unificada da companhia em diferentes plataformas, os blogs são mais parecidos com uma conversa casual com consumidores e parceiros.

Percebe-se que aos poucos, algumas instituições substituirão seus instrumentos de comunicação tanto externa quanto interna, como jornal-mural, boletins distribuídos via correio eletrônico, por blogs de negócios ou blogs corporativos, uma vez que as newsletters guardam características da mídia impressa, não permitindo participação do receptor/usuário/consumidor/cliente.

Porém é preciso destacar características próprias de cada modelo de blog utilizado nas organizações, normalmente divididos em dois grupos:

Os blogs corporativos externos são aqueles que a empresa publica para acesso de qualquer pessoa na Internet, com o propósito de interação externa, seja como canal de comunicação, de reforço da marca, feedback para desenvolvimento de produtos, gerenciamento de crises, relações públicas, relacionamento com a mídia, posicionamento estratégico, etc.

Já os blogs internos são canais de comunicação entre a organização e seus públicos internos, como por exemplo, para de comunicação interna, gerenciamento do conhecimento, acompanhamento de projetos e colaboração interna, integração e reforço de iniciativas de recursos humanos, etc. O blog interno pode ser uma colaboração entre membros de um projeto, pode servir como uma intranet ou ainda, pode funcionar como um ouvidor interno.



Por Luiza Palmeira

Fonte:BARBOSA LIMA, Alessandro Barbosa. Blogs: um desafio para a imagem das empresas. Disponível em http://periodicos.anhembi.br/arquivos/trabalhos/164311.pdf

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