sábado, 17 de outubro de 2009

Endomarketing para melhorar a produtividade

A necessidade da agilidade na tomada de decisões faz com que as empresas errem mais do que antigamente, em um tempo onde não pode haver erros.

Uma medida corriqueira é cortar custos com treinamento e gestão de pessoal quando a empresa está em ma fase, quando na verdade, deveria mais do que nunca estabelecer um laço, sobretudo de valores com seus colaboradores.

Este é o desafio do Endomarketing, condicionar os colaboradores a serem mais transparentes, cooperativos e acima de tudo comprometidos com os valores da organização a fim de que todos juntos, em uma só equipe, aumentem a produtividade.

O Guia das melhores empresas do Brasil para você trabalhar”, da Revista Exame, aponta que quem faz endomarketing ganha produtividade.

Com uma comunicação mais transparente, os colaboradores expõem suas idéias, inovam a empresa e a informação corre mais facilmente. Isso simplifica a relação entre empregados e gestores e permite um crescimento de ambas as partes. Quem ganha com isso é a empresa que reafirma então sua missão, sua visão e seus valores.

Conhecer quem está dentro da empresa é um dos pilares do endomarketing. É fundamental para que se desenvolvam treinamentos apropriados, tendo assim um melhor rendimento. RH, Marketing e Operacional são os três setores da organização que devem correr juntos neste processo.

O gerenciamento do endomarketing é outra face indispensável. Tudo deve ser constantemente avaliado, e na existência de alguma falha, esta deve ser corrigida em imediato para que nada possa interferir nos resultados de médio e longo prazo.

Tudo deve ser feito em etapas e e de forma planejada para que nada saia mal feito. A cada etapa deve haver uma avaliação dos resultados para que nada interfira na etapa seguinte sendo assim possível implantar melhorias de acordo com a necessidade de cada área. Uma boa estratégia é formar um grupo de colaboradores das diversas áreas da empresa para que acompanhem todo o processo, assim tendo um conhecimento profundo das reais necessidades dessas áreas, o que ajudará a traçar o planejamento e gerenciamento do processo de Endomarketing. Além disso, quando os empregados estão engajados nos resultados da empresa e comprometidos com o desenvolvimento, qualquer programa de melhoria operacional fica mais fácil de ser implantado. Desse modo, os custos são drasticamente reduzidos pelo fato de todos quererem promover melhorias que reduzirão os mesmos gerando mais lucros a empresa.
O descumprimento das etapas de implantação de melhorias operacionais e a não utilização do endomarketing neste processo pode fazer todo o processo fracassar, e a empresa perder a credibilidade junto aos seus colaboradores.

De dentro para fora: Um bom marketing interno proporciona muito mais abrangência no marketing externo. Se cada empregado for multiplicador da boa imagem da empresa, os produtos fabricados por ela também serão bem aceitos pelos seus clientes.
Por Vinícius Ponsano

Fonte: BERGAMINI, Cecília W., CODA, Roberto. Psicodinâmica da vida organizacional: Motivação e liderança/ organização. 2ed. São Paulo: Atlas, 1997.
VOCÊ S/A EXAME. As 150 Melhores Empresas Para se Trabalhar. Disponível em: http://vocesa.abril.com.br/melhoresempresas/

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