segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Entrevista com a Irmã Ana Lígia – Associação Palavra Viva

No dia 1º de outubro deste ano, nosso grupo realizou uma entrevista com a Irmã Ana Lígia, representante da Associação Palavra Viva e que está participando do projeto “Um dia pela paz”, evento que será realizado pelos alunos do 3º semestre de Relações Públicas visando levar, através da educação, a cultura de paz aos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, como explicado anteriormente aqui no blog (http://innovarecom.blogspot.com/2009/10/nosso-projeto.html).

Na entrevista, a Irmã explicou um pouco sobre a missão da Associação, dizendo que esta “tem como objetivo evangelizar pelos meios de comunicação e teve como prioridade nos últimos anos a promoção da cultura da paz, a comunicação a serviço da paz”. Esclareceu ainda que quando usa o termo evangelizar não pretende fazer propaganda da Igreja Católica, se referir ao protestantismo ou fazer referência a qualquer religião específica, apesar de a Associação ter nascido a partir de entidades religiosas. Para eles, evangelizar é estar a serviço da vida. Seu objetivo é promover os valores cristãos, ou seja, o respeito pela dignidade humana, a cidadania, a solidariedade e a colaboração.

Abaixo, temos trechos da entrevista realizada:

Innovare: Quais são os projetos desenvolvidos pela Associação para a divulgação da cultura pela paz?

Irmã Ana Lígia: Nosso principal projeto no momento é “Um dia pela paz”. O que nós propomos nesse “um dia pela paz”? Em primeiro lugar nós convidamos pessoas, grupos e entidades a consagrar, a dedicar um dia a serviço da paz, a cultura da paz, da reconciliação, da construção de novas relações, da vivência da cidadania, (...) a promover a justiça – porque é o principal ter justiça, a promoção dos direitos humanos, e por aí vai. Mas não basta ter um dia por ano, nós precisamos lembrar constantemente da necessidade da paz porque vivemos num mundo muito violento, de muitos conflitos, onde há muita guerra, onde as pessoas não se entendem, onde as pessoas exploram outras pessoas, e isso tudo destrói a paz. E “um dia pela paz” é (...) para trabalhar, refletir, atuar, é promover atividades, promover ações públicas que ajudem na construção da paz. Para que um dia no futuro, quem sabe, (...) todos os dias sejam dias de paz. (...) Junto com a Universidade Metodista, com o curso de Relações Públicas, temos uma parceria muito bonita e esse já é o terceiro ano que estamos caminhando juntos. (...) A educação é um projeto que estamos realizando (...) dentro da cultura pela paz, focado nas crianças e educadores.

Innovare: Irmã, quais são as perspectivas da Associação com relação ao evento desse semestre?

Irmã Ana Lígia: Este evento é o início de um projeto de médio prazo que acontecerá agora neste segundo semestre de 2009. A proposta é motivar, reunir educadores, pessoas ligadas a organizações que trabalham a cultura de paz, pessoas ligadas a administração escolar e obras sociais que trabalham com a criança e começar a discutir a importância do trabalho ajudando a apontar soluções, alternativas para diminuir a violência nas escolas, na família e na sociedade em geral. Então nós queremos atingir, a longo prazo, com esse projeto trabalhando com as crianças, desenvolver atitudes geradoras de paz e que ajudem na superação da violência. Porque a criança tem um papel fundamental, a criança é o futuro.
Por Mariana Gutierre

Nenhum comentário:

Postar um comentário