domingo, 25 de outubro de 2009

O ciclo motivacional em organizações

Podemos definir motivação como um ato de praticar os altos níveis de esforço em alcançar determinados objetivos, sendo eles organizacionais ou não, que são levadas pela capacidade de satisfazer necessidades individuais.

Encontramos dois tipos de motivação:a intrínseca e extrínseca, a primeira indica as recompensas psicológicas, por exemplo o reconhecimento, status, respeito,essas que são ações entre mandantes e subordinados.A segunda indica a recompensas tangíveis, por exemplo salários, benefícios, promoções,ações que não dependem dos mandantes e sim da própria administração da organização.É extrema função da gerencia estimular seus subordinados.

Neste meio foram criadas teorias e dentre elas destaca-se a Teoria da Hierarquia das Necessidades feita por um teórico chamado Maslow.Ela baseia-se nas necessidades dos seres humanos divididas em cinco hierarquias:1-Necessidades fisiológicas(necessidades de sobrevivência como tomar água, se alimentar,dormir e etc) 2-Necessidades de Segurança(Busca constante de proteção) 3-Necessidades Sociais(contatos pessoais) 4-Necessidades de Estima(desenvolvimento da auto confiança) 5-Necessidade de Auto realização(exploração de suas potencialidades).

Quando um indivíduo satisfaz uma necessidade é automático que ele busque suprir outras e assim por diante.A motivação de crescimento aparece quando o passo seguinte é subjetivamente mais confortável e agradável para que ele busque cada vez mais atingir suas metas individuais.

Por Marcela Amorim

Fonte:Livro de Idalberto Chiavenato:Introdução à Teoria Geral da Administração 7ª edição - Ed. Campus (2004) 634 páginas


Nenhum comentário:

Postar um comentário