terça-feira, 13 de outubro de 2009

Case: Jornal- Mural

Este case foi apresentado na quinta edição do Café Aberje Campinas, realizado em junho/2008, entre um dos trabalhos vencedores no tema pelo Prêmio Aberje 2007.

Fernanda Giulietto, coordenadora de Comunicação Interna e Incentivo - Comercial Canais, e Carla Braga, coordenadora de Comunicação Online, apresentaram o case vencedor do Prêmio ABERJE Sul e São Paulo com a reestruturação do Jornal-Mural do Banco Real na área do call-center para seus 3.081 funcionários.

JORNAL-MURAL
Lançado em 2003, o antigo mural era feito de MDF e acrílico, com padrões fixos de 12 cartazes A4 com atualização quinzenal. Como não houve melhorias desde então, o meio acabou perdendo a funcionalidade, sendo incorporado à "paisagem" do escritório sem atrair atenção, também porque sua estrutura fixa o deixava cansativo. A falta de uniformidade do canal nas unidades de São Paulo e Rio de Janeiro foi outra questão apontada na análise, embora seja sempre importante resguardar um espaço para temas localizados. De toda maneira, o espaço tinha o mesmo nome e algumas matérias do jornal interno já recebido periodicamente. Acreditando que um mural deva conter dinamismo, informação eficiente, planejamento editorial, periodicidade de atualização, informações e imagens disponibilizadas de forma organizada e atrativa, visando a atender as necessidades do público ao qual se destina, foi dado início à remodelação.

A proposta: inovação, modernismo e flexibilidade na disposição dos cartazes e encantador começou a ser obtida a partir de alguns artifícios, como disposição dinâmica dos conteúdos e diferenciada a cada semana, com luzes coloridas na parte superior e inferior acompanhando a cor da editoria em destaque e sinalizadores magnéticos no mural de aço galvanizado com a fixação por ímãs e outros recursos nas adjacências (wobblers, móbiles, bandeiras, tapetes e placas de alerta). O azul representa a editoria Além do Trabalho (Cultura, Esportes, Cursos, Eventos, Feiras, entre outras), o laranja traz os Resultados (Lançamento, Divulgação e Resultados das Campanhas e Metas do Call Center) e o verde a parte de Sustentabilidade (Diversidade, Sustentabilidade, Reciclagem, Ações Sociais e Campanhas de Desenvolvimento Sustentável), ficando a seção Seu Trabalho (Treinamentos, Produtos, Procedimentos, Serviços, Normas, Sistemas) com a cor vermelha e o Institucional (Organização, Matérias publicadas sobre o Banco, Informações publicadas na nossa Intranet, ou sobre o Mercado) com o amarelo.


Por Luiza Palmeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário