quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ethos e a Responsabilidade Social

Responsabilidade social é a relação que a empresa se compromete a ter com todos os públicos, de uma forma ética e transparente, a fim de impulsionar o desenvolvimento sustentável da sociedade, respeitando a natureza e a cultura para as próximas gerações além de promover a redução da desigualdade social. Ela é uma nova forma de gestão empresarial, e vem cada vez mais se tornando importante para as empresas, pois é através dela que as organizações exercem impacto e objetivo no próprio significado.

As empresas eram vistas com um único objetivo, gerar lucro, e essa visão durante muito tempo foi como uma obrigação de quem administra a empresa, de ter que prestar contas dos bens recebidos por ele. Só que no mundo contemporâneo não é mais vista assim.

Hoje em dia se a empresa não possui matéria prima, mão de obra e recursos, não gera lucro e nem proporciona a qualidade de vida.Para Oded Grajew presidente do Instituto Ethos, o conceito de responsabilidade social na sociedade brasileira, define-se como: "(...) a atitude ética da empresa em todas as suas atividades. Diz respeito às interações da empresa com funcionários, fornecedores, clientes, acionistas, governo, concorrentes, meio ambiente e comunidade. Os preceitos da responsabilidade social podem balizar, inclusive, todas as atividades políticas empresariais”.(GRAJEW, Instituto Ethos, 2001). Portanto, o lucro continua sendo importante para a sobrevivência da empresa, porém junto a ele tem que vir também objetivos de ordem humana, como satisfação total de todos os envolvidos com a empresa, desde clientes até o meio ambiente.

O instituto Ethos, utiliza sete indicadores para medir o nível de prática de responsabilidade Social, são eles:

• Valores, Transparência e Governança
• Público Interno
• Meio Ambiente
• Fornecedores
• Consumidores e Clientes
• Comunidade
• Governo e Sociedade

Esses indicadores orientam as empresas nas incorporações de ações e no monitoramento do seu desempenho.

As pessoas procuram valorizar empresas que possuem esse comportamento, afim de preferir produtos de empresas que são socialmente responsáveis. E hoje em dia quem não acompanhar essa evolução nesse novo cenário social, estará com seus dias contados.


Por Fernanda Damasceno

Fontes:http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/pt/29/o_que_e_rse/o_que_e_rse.aspx;

http://www.habitatbrasil.org.br/biblioteca/artigos-e-pesquisas/mas-o-que-e-responsabilidade-social;

http://www.responsabilidadesocial.com/article/article_view.php?id=553





Nenhum comentário:

Postar um comentário