sábado, 3 de outubro de 2009

Responsabilidade Social Corporativa



A visão das empresas sobre assuntos relacionados ao bem estar de seus colaboradores e sociedade, bem como assuntos sobre sustentabilidade ambiental vem mudando.
O fato de uma organização preocupar-se com certos valores e princípios contribui para melhor aceitação de seus públicos em relação a sua imagem, alem de que alguns fatores como responsabilidade com o meio ambiente e comunidade podem influenciar diretamente no desempenho econômico, tornando-se algo mais: investimentos. Estes que podem até ser altos em uma primeira instancia, mais que pode trazer ótimos resultados financeiros.
A responsabilidade social deve ser tratada como uma transposição do papel empresarial a um campo que ultrapassa os limites da produção de bens e acumulação de capital. Como se toda empresa devesse assumir suas responsabilidades perante uma sociedade.
A responsabilidade social corporativa segue a linha das políticas organizacionais de cada empresa para desenvolver respostas as necessidades sociais.
Uma empresa é valorizada quando mostra comprometimento as suas políticas sociais, honestidade para com quem está direta ou indiretamente ligado a ela e se faz transparente no que condiz a sua estratégia de mercado.

Relacionamentos consistentes e duradouros com os devidos públicos se fazem altamente necessários hoje em dia. Isso já foi percebido por todas as organizações. Para manter-se no mercado atual, se faz necessária uma política bem estruturada, por tanto, quem vê a responsabilidade social como um meio de gerar lucros e abater impostos por exemplo, não terá eficácia alguma no combate a nenhum mal social ou moral e com certeza não alcançará seu objetivo.
Por outro lado, se bem comprometidas com as responsabilidades sociais que condizem com suas filosofias, agregarão valor a sua imagem e de fato estarão fazendo a diferença de alguma forma à sociedade.
Para que a responsabilidade social surta o efeito esperado, e a organização seja reconhecida cidadã, os valores devem ser seguidos com fé e enfatizarem a transparência e compromisso com as responsabilidades assumidas.
Não só as empresas, mais todos nós, não podemos deixar de lado a responsabilidade social, e as praticas cidadãs. O âmbito empresarial priorizemos a ética nos negócios, preservação do meio ambiente, dos recursos naturais e da saúde pública.


Por Vinícius Ponsano

Nenhum comentário:

Postar um comentário