sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ética Empresarial

A atual conjuntura Global determina uma maior preocupação com a valorização do ético.
Uma empresa hoje em dia tem que fazer parte do contexto social de forma ativa, o que lhe trás grandes responsabilidades.

Uma empresa que se preocupa com os problemas da sociedade e vai além das suas obrigações legais, está sempre ligada as novas dinâmicas do âmbito empresarial, trilhando certamente, o caminho mais curto em direção a sustentabilidade.

A ética empresarial trabalha o conceito de inserção da empresa neste cenário.
Em primeiro lugar, a consolidação interna de uma filosofia que preze pelo consumo responsável, pela luta contra preconceitos e atitudes do tipo é fundamental, desenvolvendo a ética da comunicação plena e integralmente não se limitando aos personagens diretamente envolvidos nos seus negócios, mas com a sociedade como um todo.

Estar presente de forma transparente, trabalhar o desenvolvimento do bem comum, da responsabilidade social e da cidadania é primeiro passo para qualquer organização que queira manter-se em evidencia em um mercado que está cada dia mais atento aos desvios de conduta das organizações. Concorrência desleal, poluição, corrupção, manipulação de balanços, formação de cartéis, falta de qualidade em produtos ou nos serviços entre outras tantas ações antiéticas afasta de vez uma organização de sua real função social.
Reconhecer a função estratégica da comunicação neste caso é o segundo passo na gestão de uma organização sociamente correta. A comunicação é a expressão da empresa. Mostra muito da sua cultura para todos os públicos que queiram ver. Mostra como é realmente a organização, sua forma de pensar.
Uma empresa que se esmera na ética para trabalhar deve ter a comunicação, tanto interna quanto externa, como uma extensão de seus valores.

Podemos concluir que partindo do principio de que o ato de se comunicar é dever de toda empresa que vive e se relaciona numa sociedade, uma empresa Ética e Cidadã é aquela que promove a democratização da informação e a abertura para a comunicação com os seus públicos interno (funcionários e colaboradores) e externo (clientes, fornecedores, sociedade, sindicatos e governo) de forma transparente e que busque consolidar os valores humanos nas relações empresariais e de trabalho.

"O futuro será das empresas que pensarem mais nas pessoas do que em si mesmas.” - Ben Van Schaik, ex-presidente da Daimler-Chrysler/Mercedes-Benz do Brasil.

Por Vinícius Ponsano

Fonte: LEISINGER, Klaus M. SCHMITT, Karin. Ética empresarial: responsabilidade global e gerenciamento moderno, Petrópolis, Vozes, 2.001.

2 comentários:

  1. Ética é um assutno sempre importante. Ainda mais neste cenário em que a Nike e o JBS Friboi foram condenadas por dupping social. Duas empresas gigantes com sérios problemas éticos.
    MATEUS

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  2. Com certeza Matheus,
    Assim como o caso da JBS Friboi - que não registrava em carteira e não pagava horas extras com o objetivo de reduzir os custos de produção - e o caso da Coca-cola - que contratou por R$ 250 mil reais mensais, mais despesas, a Kroll Associates, uma transnacional internacional para monitorar 24 horas por dia o seu concorrente no mercado brasileiro (Dolly) - podemos conlcuir que o dumping social não é a melhor das ferramentas de comunicação. Ética é em primeiro lugar ter respeito - no meio empresarial ou social - além de ser uma ótima maneira de lutar pelo bem comum.

    Abraços,

    Vinícius Ponsano

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