
Ao falarmos de móbile marketing, entendemos como um termo utilizado para definir campanhas de marketing entregue para dispositivos móveis. Como por exemplo, para telefones celulares, aparelhos handhelds/ PDA e BlackBerry, etc.
Consiste em uma forma de fazer o marketing direto através de ações personalizadas e direcionadas no qual proporciona o entretenimento aos públicos de interesse, construção de diálogos ou interação para atingir e alcançar o consumidor em tempo real.
O canal de telefonia móvel é muito interessante, pois é interativo de múltiplas formas, inter-operável e em rede, composto por várias tecnologias de serviços de entrega, que viabiliza fazer propagandas, informar e divulgar produtos e serviços de entretenimento.
O que diferencia os canais de informação tradicionais como rádio, TV, jornais, da telefonia móvel, é que ele é pessoal, temporal, interativo, e não depende de uma localização. A mídia permite ao receptor da mensagem confirmar quantas mensagens foram lidas e apagadas, é uma comunicação não invasiva, de custo acessível e aplicável a qualquer setor de atividade, principalmente para as empresas se comunicarem e enviarem informações para grupos de pessoas que não possuem acesso ao computador.
Com essa estratégia de marketing voltada para a tecnologia de telefonia móvel é possível receber um serviço, e informação sem ter acesso a revistas, jornais, computadores e internet, no qual a mídia ou a organização pode enviar mensagens aos usuários sabendo até sua localização com margem de erro de 3 metros através de sistemas de localização como o LBS (Location Based Services). A facilidade do serviço e satisfação se encontra quando principalmente um consumidor está próximo, é possível fazer uma oferta, aumentando as chances de ações deste consumidor imediatamente.
O Interactive é uma das ferramentas utilizadas nesse meio de campanha de marketing. Trata-se de uma comunicação feita por várias formas que atinge diretamente o receptor da mensagem da campanha. Alguns exemplos de meios utilizados para o móbile marketing vão desde o envio de mensagens de texto com promoções e serviços, até a veiculação de fotografias de produtos e vinhatas corporativas. Porém os formatos mais conhecidos são o envio de SMS (Short Message Service) e MMS (Multimedia Messaging Service), internet(WAP) e em estágios mais avançados por conexão via bluetooth.
Por Natalia Pastorelli
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2005/09/05/mensagem-o-mobile-marketing-esta-chamando/
Hoje no país há mais de 168 milhões de aparelhos de celulares. Grande potencial ainda pouco explorado pelas empresas.
ResponderExcluirMas pessoal, meu objetivo hoje aqui nos comentários é de promover o #DiadoRP. Já estao sabendo?
Claro que sabem que dia 2 de Dezembro é dia Nacional das RRPP, e para comemorar esta data iremos fazer uma Blogagem e Twittagem no #DiadoRP. Neste movimento queremos que cada blog escreve sobre a importância estratégidadas RRPP no cenário organizacional. Para saber mais acesse: http://bit.ly/5meph5 e aqui http://bit.ly/596MEj.
Abraços
MATEUS
Com certeza Matheus, postaremos para comemorar nosso dia!!
ResponderExcluirObrigada pela dica.
Abraços
Natalia