quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mobile Marketing


Ao falarmos de móbile marketing, entendemos como um termo utilizado para definir campanhas de marketing entregue para dispositivos móveis. Como por exemplo, para telefones celulares, aparelhos handhelds/ PDA e BlackBerry, etc.

Consiste em uma forma de fazer o marketing direto através de ações personalizadas e direcionadas no qual proporciona o entretenimento aos públicos de interesse, construção de diálogos ou interação para atingir e alcançar o consumidor em tempo real.

O canal de telefonia móvel é muito interessante, pois é interativo de múltiplas formas, inter-operável e em rede, composto por várias tecnologias de serviços de entrega, que viabiliza fazer propagandas, informar e divulgar produtos e serviços de entretenimento.

O que diferencia os canais de informação tradicionais como rádio, TV, jornais, da telefonia móvel, é que ele é pessoal, temporal, interativo, e não depende de uma localização. A mídia permite ao receptor da mensagem confirmar quantas mensagens foram lidas e apagadas, é uma comunicação não invasiva, de custo acessível e aplicável a qualquer setor de atividade, principalmente para as empresas se comunicarem e enviarem informações para grupos de pessoas que não possuem acesso ao computador.

Com essa estratégia de marketing voltada para a tecnologia de telefonia móvel é possível receber um serviço, e informação sem ter acesso a revistas, jornais, computadores e internet, no qual a mídia ou a organização pode enviar mensagens aos usuários sabendo até sua localização com margem de erro de 3 metros através de sistemas de localização como o LBS (Location Based Services). A facilidade do serviço e satisfação se encontra quando principalmente um consumidor está próximo, é possível fazer uma oferta, aumentando as chances de ações deste consumidor imediatamente.

O Interactive é uma das ferramentas utilizadas nesse meio de campanha de marketing. Trata-se de uma comunicação feita por várias formas que atinge diretamente o receptor da mensagem da campanha. Alguns exemplos de meios utilizados para o móbile marketing vão desde o envio de mensagens de texto com promoções e serviços, até a veiculação de fotografias de produtos e vinhatas corporativas. Porém os formatos mais conhecidos são o envio de SMS (Short Message Service) e MMS (Multimedia Messaging Service), internet(WAP) e em estágios mais avançados por conexão via bluetooth.

Por Natalia Pastorelli

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2009/11/25/marketing-movel-brasileiro-tera-regras-atualizadas-no-inicio-de-2010/

http://webinsider.uol.com.br/index.php/2005/09/05/mensagem-o-mobile-marketing-esta-chamando/

http://www.vm2.com.br/2006/p_mobile_mkt.asp

2 comentários:

  1. Hoje no país há mais de 168 milhões de aparelhos de celulares. Grande potencial ainda pouco explorado pelas empresas.

    Mas pessoal, meu objetivo hoje aqui nos comentários é de promover o #DiadoRP. Já estao sabendo?

    Claro que sabem que dia 2 de Dezembro é dia Nacional das RRPP, e para comemorar esta data iremos fazer uma Blogagem e Twittagem no #DiadoRP. Neste movimento queremos que cada blog escreve sobre a importância estratégidadas RRPP no cenário organizacional. Para saber mais acesse: http://bit.ly/5meph5 e aqui http://bit.ly/596MEj.

    Abraços
    MATEUS

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Matheus, postaremos para comemorar nosso dia!!

    Obrigada pela dica.

    Abraços
    Natalia

    ResponderExcluir