domingo, 1 de novembro de 2009

Conceito contemporâneo das Relações Públicas

Falar sobre o conceito de relações públicas pode parecer um pouco embaraçoso, pois é uma disciplina onde encontramos um grande número de definições o que pode ocasionar dificuldade de compreensão.

“Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada” (Soc.Bras.De RP)

Nesses novos tempos a relações públicas se define como uma função da administração distinta, não somente ligada a atividade técnica e sim estratégica, criando um canal capaz de manter duas bases de comunicação entre as organizações e seus públicos, possibilitando o entendimento, aceitação, equilíbrio de objetivos, cooperação e principalmente o diálogo para mediar os diferentes interesses e assim adquirir confiança e credibilidade de ambas partes.

As relações Públicas podem servir a diversos interesses em uma organização. Tanto com seus públicos externos, que são aqueles que a organização atinge direta ou indiretamente sendo assim uma ferramenta estratégica para a administração, visando uma função corporativa em uma via de “duas mãos” e simétrica, sabendo disseminar, coletar e balancear informações e interesses entre a organização e o seu público, como também o público interno, que são os funcionários e as RPs sendo uma possibilidade de participação, uma ponte de comunicação entre diferentes áreas buscando sempre a harmonia local.



Por Marcela Amorim


3 comentários:

  1. Olá Marcela, sou estudante de RP e fico fascinado com as diversas técnicas e os universos abordados. O RP é o profissional do futuro. A gestão destes meios como mídias identificação das melhores ações são competências exclusivas deste profissional. Parabéns pelo texto.
    Huberson Teles - DF

    ResponderExcluir
  2. Realmente Huberson é fascinante a grandeza das relações públicas. Um futuro muito promissor nos espera!

    Muito obrigada...
    abraços

    Marcela Amorim

    ResponderExcluir
  3. Semana de comunicação em Brasília.

    Mais informações no link

    http://comunicacao-anhanguera.blogspot.com

    ResponderExcluir