sábado, 21 de novembro de 2009

ERP e Relações Públicas

Enterprise Resource Planning é o nome do software mais usado em micro e pequenas empresas hoje em dia. O ERP como é conhecido, gera todos os dados necessários de uma organização de forma integrada. As áreas de marketing, vendas, recursos humanos, estoque e financeira são integradamente gerenciadas, assim obtém-se um melhor controle sobre o fluxo periódico de caixa, controle de pedidos de vendas, relatórios e controles de estoque e até das contas a pagar.

Mas como nada é um mar de rosas, a adoção do ERP em uma pequena empresa gera muitos desafios, mudanças em processos e cultura dos funcionários. A forma com que a empresa conduz a escolha e a implantação do pacote ERP é crucial para obtenção dos resultados esperados.

Como em toda implementação ou mudança em uma organização, o grau de envolvimento dos colaboradores é um fator muito importante para o andamento do processo.
Como já lemos em postagens anteriores sobre estes processos de mudanças, os colaboradores devem estar envolvidos e participando constantemente de treinamentos, pois se eles são se apropriarem corretamente desta ferramenta, ela não poderá contribuir de forma eficaz. Este é um trabalho para o relações-públicas, que é essencial sua participação em todo o processo sendo o profissional mais capacitado para gerir todas estas ações integradamente.

Pudemos ver que o ERP é uma ótima opção de investimento para as pequenas empresas. Mas, vimos também que há vários fatores envolvidos para que sua implementação seja eficaz, ressaltando a importância do trabalho de Relações Públicas, o que inclui planejar a implantação, incentivar a participação dos funcionários em treinamentos, verificar o impacto disso tudo e principalmente estar pronto para ouvir e tirar possíveis dúvidas, críticas e sugestões que possam surgir. Se a empresa conseguir incorporar as RP com seu ERP, com certeza estará investindo no melhor e alcançará o crescimento.

Por Vinícius Ponsano

Fonte: MENDES, J.V., ESCRIVÃO FILHO, E. Sistemas integrados de gestão ERP em pequenas empresas. Artigo publicado pelo Google Acadêmico. Disponível em www.scielo.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário