domingo, 29 de novembro de 2009

Ontem, hoje e amanhã


Em São Paulo o Banco Itaú “decola” em uma experiência pioneira no país onde as superintendências de sustentabilidade, comunicação interna e institucional foram unidas com o intuito de medir resultados econômicos, sociais e ambientais. Para isso houveram 5 ações estratégicas que motivaram esta mudança.

1-) Inspiração no passado: Oficialmente a responsabilidade social do banco Itaú tem 60 anos,a criação em 2007 de um departamento específico foi somente uma conseqüência de uma tradição.

2-) Mais continuidade e permanência; As áreas são de grande capacidade de interdependência, são estruturas que lidam com o futuro, essenciais para mudanças culturais. Com a união existirá potencialização, uma continuidade de forma não estritamente pontual.

3-) Ganhar profundidade: A sustentabilidade é um conceito complexo que requer conhecimento de várias disciplinas e ações de diferentes áreas. A união trará vantagens de como acelerar processos, disponibilidade de profissionais mais completos para lidar com a cultura da organização, uma estrutura consistente, com influencias dentro da empresa e fortes ações de comunicação.

4-) Menos teoria: Nas ações de comunicação será valorizado o aspecto prático da sustentabilidade, para sair o máximo da teoria. A idéia é sensibilizar e dizer o que aquilo significa para o funcionário, conceituando sustentabilidade no ambiente dele ou no ambiente de trabalho com um tom de naturalidade. Por isso o ideal é a continuidade e transversalidade. Deve-se comunicar o tempo todo.

5-) A comunicação deve acontecer no início dos processos de negócios, ajudando a pensar em soluções. A comunicação é um importante instrumento estratégico que o Itaú trabalha junto a diferentes áreas de negócio.


Por Marcela Amorim

Fonte: revista comunicação empresarialano 18-número 67-2008

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