quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O que é Transmarketing?

Trans é um prefixo utilizado antes das palavras com o sentido de transpassar, transbordar, ir além de algo já existente; “situação ou ação além de” (Houaiss,2001)

Transmarketing pode ser utilizado com a idéia de transpassar as estratégias e objetivos do marketing, pois ela é a junção do marketing com Relações Públicas. Pelo lado do marketing ela vende os produtos, possui suas estratégias voltadas para a conquista de mercado, já o lado das relações públicas, fica responsável por se manter um bom relacionamento com os diversos públicos da organização. Essa união vem para promover e estruturar a organização.

De acordo com Waldyr Gutierrez Fortes, autor do livro “Transmarketing: estratégias avançadas de relações públicas no campo do marketing”, diz que é muito importante que essas duas partes não exerçam uma o papel da outra, e sim que ela se unam, se fundam, se complementem. Pois cada uma tem funções que não podem ser esquecidas, na tentativa de fundi-las. Elas caminham junto para melhorar cada vez mais o conhecimento que a empresa tem sobre mercado, mas cada uma tem diferentes responsabilidades dentro da organização.

Mas para conseguir aplicar o Tranasmarketing, Waldir Gutierrez Fortes, diz que as empresas têm que respeitar os interesses públicos, que vai desde seus funcionários, passando pela concorrência, até chegar aos interesses do consumidor. Pois ele busca um constante relacionamento da empresa com os públicos.

Vale a pena ler:

FORTES, Waldyr Gutierrez. TRANSMARKETING - Estratégias Avançadas de Relações Públicas no Campo do Marketing. Summus Editorial, 1999

Por Fernanda Damasceno

Fonte:http://nunobatista.wordpress.com/2007/08/27/transmarketing-marketing-relacoes-publicas/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Transmarketing



Um comentário:

  1. Descobri faz pouco tempo este termo. Vai ao encontro do que penso, rp como estratégia e marketing como ferramenta de execução. Rp como relacionamento/engajamento e marketing como venda/motivação.

    MATEUS

    ResponderExcluir