domingo, 15 de novembro de 2009

O Facebookicídio


Quando o orkut apareceu como o principal nome da rede social no Brasil, muitas pessoas expuseram sua privacidade ficando dispostas a correrem riscos.Com o aparecimento do facebook seu sucessor, acreditavam que problemas seriam evitados.Mas não é exatamente isso que esta ocorrendo. Já estão sendo orientadas na rede páginas inteiramente dedicadas ao “facebookicídio”.

Foi publicada na revista Época 5 motivos para você deletar seu perfil.São tópicos muito relevantes em sua vida social, que de uma certa forma interferem de forma muito negativa, podendo ocasionar momentos indesejáveis.

1-)Amizades indesejadas:o cofundador da Microsoft Bill Gates afirma que as novas ferramentas tecnológicas nos fazem perder tempo se não tomarmos cuidado.Estamos dispostos a falsos perfis, estranhos nos importunando, fazendo pedidos constantes de amizade.

2-)A invasão de privacidade:um relato de um tenente da marinha americana conta que mantinha uma rede social agitada, mas possuía fotos e vídeos que deixavam claro seu homossexualismo.Ele acabou tendo sérios problemas por conta de que diversos colegas de trabalho acessarem seu perfil e obterem informações que principalmente em um meio machista como a Marinha não foram recebidas de forma positiva.

3-)O cutucão-uma ferramenta capaz de evitar o contato pessoal, fazendo com que o amigo não fique indiferente, ele envia uma provocação.É uma versão online para o bullying.Nos EUA mulher foi presa por “cutucar” outra pessoa no facebook.

4-)O rastreamento 24 horas:Com novas ferramentas para descobrir o gosto do usuário e vender publicidade, as redes sociais se transformaram em um verdadeiro big brother, o facebook teria passado milhares de informações pessoais a determinadas empresas sobre usuários que não teriam autorizado a passagem dos itens informativos

5-)O risco de demissão:Uma pesquisa revelou que 8% das empresas americanas já despediram alguém pelo fato de que elas estariam divulgando informações privadas comprometedoras.

Por Marcela Amorim

Fonte: Revista Época-16 de novembro de 2009 n:600

Nenhum comentário:

Postar um comentário