terça-feira, 17 de novembro de 2009

Comunicação NÃO é analgésico!


O artigo “Comunicação não é analgésico” publicado pela revista Comunicação Empresarial e escrito pelo comunicador José Cerqueira Filho, atual assessor de Comunicação Social da Copene Petroquímica do Nordeste S.A, tem gerado discussões e debates entre comunicadores, acadêmicos e por interessados pela área de comunicação.
O autor define como profissionais analgésicos, aqueles comunicadores que propõem resolução momentânea do problema/crise que o cliente enfrenta, porém cometem um grande erro, pois não diagnosticam a real situação antes de planejar a ação para resolvê-la definitivamente de forma que não volte a acontecer.
Outra falha, segundo José Cerqueira, cometida pelos profissionais de comunicação é a falta de atenção em relação às etapas técnicas que deveriam ser cumpridas, pois antes de tudo é necessário a elaboração do plano de ação comunicacional. As etapas consistem em suma, no conhecimento prévio da organização.

É preciso lembrar que cada organização possui sua certa particularidade e não pode receber o mesmo plano de ação elaborado para outras empresas, outra falha que de acordo com o autor, muitos profissionais da área comunicacional comentem na prestação de serviços.
Desta forma, espero que todos os profissionais de comunicação não se tornem profissionais analgésicos, capazes apenas de transmitir informação, mas sim, capazes de elaborar de forma eficaz e estratégica planos de ação que viabilizem o bom relacionamento e a imagem positiva da organização perante aos seus públicos!
Por Luiza Palmeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário