sábado, 7 de novembro de 2009

O processo de Downsizing

Em um tempo não muito distante, um trabalho como calcular uma folha de pagamento levava em média um mês e era realizado por uma grande equipe de pessoas. Hoje em dia pode ser feito por uma ou duas pessoas, apenas com o acionamento de uma tecla em um computador, com um tempo menor, e muitas vezes com maior qualidade.

Como resultado do desenvolvimento da tecnologia e do mundo como um todo, as equipes de trabalho tiveram que aumentar seu rendimento para manter suas empresas competitivas. Esta necessidade de aumento do desempenho das empresas aliada ao desenvolvimento tecnológico principalmente na área de informática nas empresas, deu inicio a teoria do Downsizing.

O Downsizing é uma técnica que visa eliminar a burocracia entre níveis hierárquicos, organizando essa estrutura de modo a torná-la mais eficiente. No português claro, é a horizontalização da estrutura hierárquica, que leva na maioria das vezes a muitas demissões em uma empresa.

O downsizing muitas vezes chega na hora certa, quando a empresa está inflada, e enxuga a estrutura a tal ponto que a deixa de fato mais produtiva e eficaz: as informações entre níveis são mais rápidas, assim como os resultados. Os produtos melhoram, os acionistas e clientes ficam felizes. Mas e se enxugar demais e os colaboradores atuais, em menos numero ficarem sobrecarregados?

Geralmente as consequências são funcionários estressados e desmotivados, resultados atrasados, e muitas vezes clientes insatisfeitos. Outro grande problema é que nem sempre essas "4 peças" que são obtidas com a "melhoria" dos resultados são iguais às 6 peças que eram produzidas anteriormente.

Ao projetar o downsizing, um bom plano de comunicação interna deve estar integrado. Todo processo de mudança em uma empresa é difícil para um colaborador.

Um trabalho de motivação dos que ficam que consolide a cultura organizacional e vise o comprometimento de todos, a começar de uma campanha de informação dos colaborados a respeito do processo que passarão: motivos, ações etc, é fundamental. Transparência e respeito trazem o funcionário para perto da empresa.

Além disso, deve-se conhecer bem as tarefas que serão modificadas. Não se deve apenas reduzir o número de postos de trabalho, e sim reorganizar uma área, de modo que o aumento do desempenho seja realmente perceptível. Deve-se ter em mente que os trabalhadores que permaneceram na empresa terão mais tarefas, mas tais trabalhadores não podem ser sacrificados.

Em resumo: deve-se fazer com que os trabalhadores afetados pelo downsizing participem dessa estrutura, fazer com que eles sintam que realmente são parte da nova mudança e que o empenho deles fará toda a diferença, tanto para a empresa, quanto para o desenvolvimento de seu trabalho.

Por Vinícius Ponsano

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