quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O ambiente de trabalho

Todos nós sabemos que o ser humano é fruto do meio em que vive, e que é movido por necessidades básicas que podem motivar ou não.

Por isso, quando falamos em ambiente de trabalho, devemos pensar que este também deve influir no comportamento das pessoas e por sua vez nos resultados das empresas em todos os sentidos. Com isso, não se pode exigir resultados dos empregados se não oferecem para ele um mínimo de comodidade e de condições para satisfazer suas necessidades básicas. Pois quanto melhor e mais bem atendidas essas necessidades, o desempenho será tão bom quanto.

O ambiente de trabalho possui duas partes distintas: a física (decoração) e a social (as pessoas que nele trabalham). Segundo Magalhães (1990) “....influem no conforto social. Evidentemente, se tais elementos forem precários, ninguém trabalhará com moral elevado. Conforme a natureza do trabalho, exigir-se-á uma luminosidade, uma temperatura, um grau de umidade diferente, o que também deverá estar de acordo com a região onde se trabalha e a época do ano. (p. 51)”.

Por isso devemos dar uma atenção especial no ambiente de trabalho, ele deve ser uma extensão da nossa casa, pois quanto maior o grau de satisfação dos empregados com esse ambiente, mais motivados se sentem para trabalhar nele, logo a produtividade aumenta.

Podemos citar como exemplo de um excelente lugar de trabalho, a empresa Google, que esta entre as melhores empresas para se trabalhar no mundo. Isso porque além do emprego excelente, a Google faz com que o funcionário queiram passar a maior parte do seu tempo dentro da empresa, oferecendo mordomias inovadoras. De acordo com ”, Eric Schmidt, CEO do Google disse “O objetivo é tirar tudo o que entra no caminho dos funcionários. Nós oferecemos um pacote padrão de benefícios adicionais, mas, além disso, estão refeitórios de primeira classe, academias de ginástica, serviços de lavanderia, salas de massagem, corte de cabelo, lavagem de carros, lavagem a seco, ônibus – praticamente tudo que um engenheiro que trabalha duro pode querer. Encaremos os fatos: os programadores querem programar, não querem levar a roupa na lavanderia. Assim nós facilitamos tudo para que eles façam as duas coisas.”


Por Fernanda Damasceno

Fonte:http://www.planetanews.com/news/2007/10741

2 comentários:

  1. Fernanda Damasceno,
    Creio que o grande segredo no sucesso de qualquer segmento de empresa é a valorização do seu material humano, pois o mesmo quando valorizado reflete sua garra e satisfação em seu desempenho.
    Parabens pela abordagem.
    Sergio Bandeira

    ResponderExcluir
  2. Sérgio,

    Com toda certeza a empresa que valorizar seu funcionário, já sairá na frente, uma vez que este satisfeito, trará melhores resultados para a organização.
    Muito obrigado pelo comentário.
    Fernanda Damasceno

    ResponderExcluir